AGENDA // 13/11 – 27/11 // Cine Esquema Novo

CINA ESQUEMA NOVO

E neste mês entra no ar, em sua oitava edição, o Cine Esquema Novo aqui em Porto Alegre. O programa chega na capital mergulhando no contexto CINEMA e ARTES VISUAIS e com um viés internacional.

//13 e 27 de Novembro
//Entrada Franca
// Espaços
Sala P.F. Gastal e Galeria Lunara, da Usina do Gasômetro;
Galeria Ecarta; e Auditório e Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre

//http://cineesquemanovo.org/2014/

CEN2014_cartaz_v2_small
Em linha com uma nova mentalidade de “fazer cinema” que ganha cada vez mais protagonismo, o CEN exibe e debate obras híbridas, múltiplas e abertas a novas contextualizações. Com isso, se apresenta como um festival do audiovisual, permitindo que a imagem em movimento possa se mostrar em diferentes possibilidades – refletindo, dentro de sua programação, uma característica marcante de boa parte cinema do século XXI: a expansão da sua representação simbólica.

A exemplo do que ocorreu na edição especial de 2013 (onde o nome-referência do “expanded cinema”, William Raban, veio ao festival em parceria com a Fundação Bienal do Mercosul), o CEN 2014 se uniu ao Goethe-Institut Porto Alegre para trazer à capital gaúcha três linhas de programação:

a] uma seleção do Forum Expanded, a programação mais experimental e disruptiva do Festival de Cinema de Berlim;
b] uma curadoria exclusiva do Arsenal, o maior acervo de cinema de artista da Europa;
c] a dupla de artistas cinéma copains, que atualmente realiza residencia artística no Rio Grande do Sul.

Estas linhas de programação se somam ao panorama da Mostra Competitiva Brasil – desde sempre a principal mostra do CEN, exibindo desde trabalhos inéditos até obras reconhecidas tanto em festivais de cinema quanto em bienais de arte.

Os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil serão alvo da observação da curadora do Forum Expanded, a alemã Stefanie Schulte Strathaus. Ela estará em Porto Alegre para conhecer a atual produção audiovisual brasileira e conversar com artistas participantes, de modo a identificar novas possibilidades para suas curadorias dentro da Berlinale.

Compartilhe a cultura
Comente!