Zumbira no Jardim

No dia 12 de março (quarta), 18h30min, o projeto Música no Jardim, no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), tem como convidada a banda Zumbira e os Palmares, formada por Zumbira Silva (voz, guitarra e composições), Gustavo Babo (teclados), Ricardo Santos (baixo), Guilherme Schwallm (guitarra solo e efeitos), André Lucciano (bateria) e Rodrigo Muralha (percussão). Com entrada franca, o show será transferido para o mezanino, em caso de chuva.   

       A banda se formou no ano 2000 na Faculdade de Comunicação da UFRGS, a Fabico, quando seus integrantes resolveram montar uma banda baseada nas influências da época: o grunge, no exterior e o manguebeat,no Brasil. Homenageando o grande herói negro, Zumbi, mescla influências de ritmos regionais brasileiros, como samba, maracatu, baião e bossa nova, com o rock e o reggae, do exterior, criando um som único, de origem black. Misturado e feito para dançar, possui letras poéticas e reflexivas sobre comportamento e sociedade, sempre com a intenção de passar uma mensagem positiva de amor e luta.

Em 2001, de forma independente, lança seu primeiro demo, “Rock + Samba + Psicodelia”influenciado por nomes como Gilberto Gil, Bob Marley, Jorge Bem, Tim Maia, James Brow, Chico Science, Red Hot Chilli Peppers e Chico Buarque, entre outros. O projeto inicial, mas já ambicioso, apresentou dez músicas inéditas. Em 2002 conquista espaço no cenário musical gaúcho, ao lançar o single Na Fragilidade do Olhar, canção que unereggae ao samba de raiz, executada em diversas rádios de Porto Alegre, Brasil e exterior, em países como França, Portugal e Itália. Reconhecida pelo estilo reggae-rock-samba, nos shows tem seus hits cantados em coro e de forma apaixonada pelo público. Em 2007 lança “Rocksamba”, seu primeiro álbum, autoral e também independente, produzido por Marcelo Fruet. O disco contou com a participação especial de Ras Bernardo (ex-Cidade Negra) e foi sucesso de público e crítica, por onde passou. O  álbum foi escolhido pela revista independente MP3 Magazine e peloFanzine On LineDynamite, como uma das melhores bandas independentes brasileiras de 2007.

Foto: Gustavo Silent

Foto: Gustavo Silent

Zumbira foi a banda vencedora dos festivais: da Rádio Atlântida –  Berçário Atlântida 2003 e, Etapa Porto Alegre do Paredão Polar 2004, Etapa Brasil do Pré-Cosquin Rock 2009 – promovido pelo Ministério da Cultura da Argentina, sendo que em 2013 venceu novamente a seletiva brasileira e realizou a primeira apresentação internacional, representando a música brasileira num dos maiores festivais de rock da Argentina, oCosquin Rock, em Córdoba. Em 2012 lança, na internet, duas novas canções, Coisa Mágica. com a participação de Mateus Mapa (Funkalister) eAstral, com a dupla Claus e Vanessa. Em 2013 apresenta o show turnê no novo álbum, “Nossas Energias”, que remete à diversidade musical do grupo, cujo repertório é composto por canções do primeiro e segundo disco e dos singles que fizeram sucesso nas rádios locais.

Zumbira e os Palmares

Dia: 12 de março de 2014 (quarta-feira).
Hora: 18h30min.
Local: Jardim Lutzenberger da CCMQ (Andradas, 736).
Contato: Pelo e-mail zumbira@gmail.com  e com Ubiratan Silva, pelos telefones 9373-7025 e 3339-7700.
Entrada franca. Em caso de chuva o evento será transferido para o mezanino.

Compartilhe a cultura
Comente!