Maria // 2008

Se no ano anterior mergulhamos no mundo do cinema, em 2008 respiramos arte urbana, mas dentro de um grande Centro Cultural. A mostra Transfer trouxe a cultura urbana para dentro do Santander Cultural. Pela primeira vez, o espaço que de costume abrigava a arte em suas manifestações mais tradicionais, recebeu de portas abertas obras que são resultado de movimentos e expressões espontâneas e com origem nas ruas das grandes cidades como o graffiti, o skate, o fanzine e que estão hoje ganhando o status de Arte com A maiúsculo na sociedade.
transfer_santander_cultural_f_006

Protagonizando essa abertura para a estética das ruas, Transfer reuniu mais de 200 obras  de criadores latinoamericanos e contou com uma sessão especial da maior e mais importante mostra de arte urbana em museu já vista até hoje, a Beautiful Losers. A curadoria e o projeto geral foi de Lucas Ribeiro (Logo Galeria) com participações de Fabio Zimbres, Alexandre Cruz e de Christian Strike (Beautiful Losers).

A Maria Cultura foi responsável pelo projeto de comunicação que procurou uma linguagem contemporânea, que focasse na estética e temática da mostra. Uma pista de skate foi construída no centro do Santander Cultural recebendo intervenções de skatistas, mas também shows, seminários e outras atividades paralelas a mostra. A TRANSFER foi a maior mostra com foco em street art já realizada na América Latina.

pintando_na_transfer_santander_1

Compartilhe a cultura
Comente!