Kinska Pac-Man e um caminho nas possibilidades da cerâmica

Conheci a Kinska na Serra Gaúcha, por volta de 2004. Ela é argentina, se formou em Moda e Estilo, trabalhou alguns anos como estilista no Brasil, fez uma Pós-Graduação relacionada à Criatividade e obteve um diploma em alfaiataria. Ufa! Depois disso tudo, a moça mudou pra Londres e teve uma “crise vocacional”. A partir disso fez uns frees, foi garçonete e encontrou o rumo novamente com a cerâmica e a ilustração. É neste caminho que ela tem feito um bocado de coisas bonitas e com uma estética própria que, segundo ela, “vem mudando ciclicamente”. Para ela “a estética não nasce só de referências e estados emocionais, mas também das possibilidades da mão”.

IMG_9220

Nessa onda, a Kinska se encantou com a cerâmica, pois acha a argila muito completa: dá pra modelar, pintar, cozinhar e requer muita paciência. Envolve o uso do forno, no mínimo duas vezes, por longas horas (e ali tudo pode acontecer). Às vezes um pequeno erro na manipulação da argila pode fazer explodir uma peça ou, se a temperatura não estiver correta, as cores podem sair de jeitos inesperados. Abrir a porta do forno é sempre uma surpresa.    IMG_9203 IMG_9338

No momento Kinska tem feito acessórios, esculturas, xícaras, além de ter uma parceria com Rob Jones (ele faz vasos e ela os pictografa). Ela conta que leva uma vida em Londres de modo bastante simples. Diz que a cidade é muito inspiradora, mas como toda metrópole, está cheia de artistas, estilistas, etc… O que acaba tornando difícil encontrar o próprio espaço profissional. Assim, participa de feiras de arte e esporadicamente faz frees de ilustração. Kinska diz que se sente como um pac-man no momento e imagina que com o tempo vai ficar mais seletiva.

 IMG_8505 IMG_9359

Para quem se interessar, o trabalho também é vendido online e sempre pode rolar uma encomenda personalizada. Como inspiração, a artista diz que, geralmente, mais do que arte, o que a inspira são as ruas, os habitantes da cidade, os amigos, o amor ou a falta dele, andar em bicicleta e outras drogas… Também aponta Werner Herzog, Agnes Varda e a orelha de Van Gogh :)

IMG_8170 20121129_202719

Confere mais em: http://www.facebook.com/lakinska

Compartilhe a cultura
Comente!