Um retrato abençoado de Fábio Rebelo

Retratamos e abençoamos Fábio Rebelo e seus portraits.

01 Fernanda Montenegro-3313p  08 Paulo Jose  Qual a tua formação?

“Fiz dois anos de arquitetura na UFRGS, não me formei mas descobri, na cadeira de fotografia, o que mais tarde seria a minha profissão. Isso foi 1983. Em 1989 me formei em Informática na PUC, e após o curso integrei por 3 anos o núcleo de computação gráfica da RBS Vídeo/RBS TV. Isto me qualificou, entre outras coisas, para uma bolsa da CAPES de um ano na UCLA (University of Califórnia, Los Angeles), no programa de Computação Gráfica e Design.”

06 Joe Cocker 2613p 12 Rose e Milena 1256p

O que me inpira é…

“A vida das pessoas me inspira, e é por isso que fotografar é mais do que o meu trabalho. Profissionalmente fotografo muita coisa, mas meu trabalho autoral é basicamente sobre gente. Quando faço um retrato, a técnica fotográfica é menos importante que a relação com o modelo. Se não há cumplicidade, provavelmente a fotografia não será bacana. Faço do retrato o resultado da minha interação com o modelo, e nunca o contrário. Isto vale para todas as situações, como no meu estúdio, em um set de filmagem ou na rua. Na hora do clic já tenho em mente a imagem que quero, e a técnica fotográfica me ajuda a atingir o resultado desejado, seja em P&B ou cor, digital ou filme.”

03 Marco Ricca-2685p 07 Deborah Secco 0199p 05 Paixao Cortes-7963p 04 Mariana Lima-2725p 02 Matheus Nachtergaele-2546p

Já mostrei meu trabalho em…

“Jornais, revistas e em exposições, com destaque para as individuais Venice Portraits e Clicks Cubanos.”

14 Little India KL-3646p 13 Havana Cuba-0318p 15 Vila Chocolatao-2205p 11 Chiang Mai Tailandia-4006

Se meu trabalho tivesse trilha sonora, seria…

“Algum tema do Curtis Mayfield. Enquanto trabalho, principalmente quando estou tratando imagens, gosto de escutar jazz, bossa nova, rock, blues, funk e The Grateful Dead. Música no estúdio não é sempre, mas quando tem é algo que combina com o trabalho.”

Você encontra meu trabalho em: www.fabiorebelo.com.br

* Todas as imagens tem o crédito de Fábio Rebelo.

Compartilhe a cultura
Comente!